25/02/2020

Processo de produção do post

Olá, tudo bem? Hoje vou compartilhar com vocês como é o meu processo de produção de um post. Quando eu comecei eu não tinha uma organização quanto a isso, e hoje olhando meus primeiros posts que não estão nem no ar mais, eu vejo o quanto é importante fazer certas coisas.

Vem ver como é o meu processo de escrita.



  1. Escolher tema. Decidir sobre o que vai escrever não é surpresa que é o primeiro passo. Pode ver sua lista de ideias, pesquisar dicas de post, ou o que te veio na mente.
  2. Pesquisar tema. Depois de ver sobre o que vai falar tem que pesquisar sobre ou ver o que você sabe sobre, pode fazer um rascunho, alguns temas da até pra dividir em mais de um post, o que te ajuda a ter mais conteúdo. Ou talvez seja necessário pesquisar melhor alguns pontos para saber mais, mas lembre-se sempre de ter cuidado com o plagio.
  3. Pensar nos tópicos que serão abordados. Depois de verificar tudo o que sabe sobre veja o que quer abordar, é legal dividir em tópicos, e ver bem o que vai ser falado.
  4. Pesquisar palavras chave. Palavras chave são importante na construção do seu post, então veja bem quais serão as palavras chave usadas e onde serão colocadas.
  5. Rascunhar. Faça o rascunho do post, tudo conforme você quer que ele fique.
  6. Escolher título. Defina o título de acordo com a principal palavra chave.
  7. Escrever post. Finalize a escrita do post, acrescentando as palavras chave onde devem ficar, e todos os tópicos nos seus devidos lugares.
  8. Fazer a formatação. Edite o post, com as devidas formatações necessárias. Fonte, tamanho, negrito etc.
  9. Fazer a imagem (tirar fotos ou edição). Esse é o momento de tirar as fotos se for o caso ou decidir como será a/as imagens do post.
  10. Editar fotos (Caso tenha fotos tiradas por você). Fazer a edições das imagens e deixa-las prontas para o post.
  11. Colocar imagens no post. Finalizar a montagem do post.
  12. Ler tudo. Fazer uma leitura para ver se está tudo certo, e já editar o que for necessário.
  13. Programar ou postar

Essa é a minha programação pra criação de um post, ela pode ser adaptada para o melhor jeito para você, nem todo mundo trabalha igual, as vezes nem eu sigo totalmente ela. Me conta ai, como você faz na produção de um post?


Siga o blog para ficar por dentro de tudo
Nos acompanhe também pelas redes sociais:
                

11 comentários:

  1. Gostei muito desta lista de programação,vou aderir e me organizar para montar bons post.

    ResponderExcluir
  2. Eu geralmente programo os posts, que assim é muito mais fácil para mim. Gostei das dicas 😉

    Https://flylikeaballerina.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de deixar programado, sempre faço adiantado, acho melhor pra caso aja imprevistos.

      Excluir
  3. O q eu mais sinto falta ao criar um post é aquela revisão feita por outra pessoa... tem hora q na minha cabeca a fraase ta fazendo maior sentido e na verdade para uma outra pessoa nao faz hahahahaha a parte q mais me perco e bem no comeco do post.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei a dica, nunca me preocupo com as palavras chave, vou né atentar a isso.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :) Palavras chave ajuda muito nos sites de buscas

      Excluir
  5. Sigo quase todos os passos rsrs.
    Amei saber como você faz seu post, traz mais dicas desse estilo tipo: sites que busca as imagens, app pra editar foto e tudo mais.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Você tem um processo bem linear, legal isso. Eu não sei direito como funciona o meu processo, porque ele muda dependendo do post a ser feito. Tem post que eu faço as fotos primeiro, depois penso no post... Varia de tema pra tema.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe ai seu comentário pra eu saber sempre no que melhorar e o que você quer de novo aqui no blog.