06/02/2020

Autoconhecimento - O que é e como ter?

Oi, tudo bem? Tomara que sim. Vamos falar hoje sobre autoconhecimento, o que é exatamente isso? E como se ter esse autoconhecimento? Vamos ver as respostas e também algo pratico para nos ajudar.


Projeto dedicado a nos ajudar a cuidar da auto estima. Tema inicial autoconhecimento, veja o que é e como ter.


A nossa auto estima depende sempre do sentimento que mais alimentamos em nós, para nos ajudar a alimentar o melhor de nós precisamos ter o autoconhecimento, a capacidade de conhecer nossos próprios sentimentos e emoções, o melhor e o pior de nós.



Questione a si mesmo
Preste atenção nas suas ações
Saia da zona de conforto
Saiba dizer não
Esteja aberto a mudanças
Tire tempo para si mesmo
Escreva
Desenvolva gratidão
Escute a você mesmo

Quando você conhece alguém ela se torna sua amiga no meio de perguntas e de ver suas ações, o mesmo se da com você, se questione e saiba ver em você quais são seus medos, seus sonhos, suas vontades, as suas qualidades, tudo para se conhecer. E junto com isso vem a próxima dica.
Mesmo aquelas coisas pequenas feitas ou faladas sem pensar devem ser analisadas. Você ver sobre sua personalidade e o que você quer.
Faça coisas novas para se descobrir ainda mais, ver o que gosta o que não gosta, quais os seus limites e descobrir coisas sobre você que você nem imaginava.

Ser uma pessoa que esta sempre disposto a ajudar é muito bom, mas temos que ter o nosso limite, algumas coisas não são tão necessárias, e algumas até mesmo prejudica você, saiba avaliar quando é realmente importante o sim, ou quando o não é o melhor. Saiba dizer não inclusive a si mesmo.
Mudanças em coisas na vida, mudanças de opiniões, são coisas que as vezes são necessárias, e é algo que está também envolvido em sair de sua zona de conforto. Desde coisas simples como ir para o trabalho por um caminho diferente até a coisas maiores.

Todos os dias é preciso ter um momento só seu, nem que seja apenas cinco minutos, isso te ajuda a ter tempo para refletir, pensar em si e se conhecer ainda mais. Além disso te ajuda a descansar, e melhora muito sua saúde mental.

Coloque no papel os seus sentimentos, suas emoções, e tudo o que descobrir sobre você mesmo. Escrever como está sentindo vai te ajudar a ver melhor depois, racionar sobre seus pensamentos.

Ser grato é mais importante do que todos pensam, e te ensina muito sobre você. Alem de nos ajudar a desenvolver apreço pelo que temos, pelo que fazem por nós e também por nós mesmos.

Não vá só na opinião dos outros, presta atenção primeiro a sua, não coloque em primeiro lugar o famoso "o que você faria no meu lugar?" Pense primeiramente no que você pensa, ao ter que tomar decisões pense no que você acha do assunto, escute a si mesmo.
Três níveis do autoconhecimento:

1-      O que eu estou fazendo? 
f          O que você faz da sua vida? Como lida com as situações do dia-a-dia? Algumas pessoas evitam a dor e a reflexão pela distração, criam um mundo para si mesmo, transportam a mente para um mundo só delas, não é errado se distrair, mas a distração não deve ser um muro para se esconder dos problemas. Gasta tempo com você mesmo? Quais os seus hábitos diários? Está satisfeito com a sua vida?

2-      O que eu estou sentindo?
           Quais os seus sentimentos? Porque você sente isso? Alguns evitam falar de seus sentimentos, mas guardar apenas dentro de si vai fazer com que uma hora exploda tudo e o resultado não pode ser legal. Aprenda sobre seus sentimentos e aprenda a gerenciar todos eles.

3-      Quais são meus pontos cegos?
 Os pontos cegos são aquelas coisas que você esconde sobre você e que talvez nem você sabia, aquelas coisas que você mascara pra outros. Por exemplo, você chora e diz que é raiva quando na verdade não é? Quando está mesmo com raiva sua reação é como se fosse o dono da razão?
Com base em todas essas dicas crie o seu plano de ação para ter o autoconhecimento, e me conta ai o que achou do post, qualquer duvida também pode perguntar. No decorrer do projeto vamos falar sobre assuntos que vão ajudar com os três níveis do autoconhecimento.


Siga o blog para ficar por dentro de tudo
Nos acompanhe também pelas redes sociais:
                

8 comentários:

  1. É importante ter autoconhecimento, mas, o que mais me pergunto é o que estou sentindo, o resto eu vou levando, huashushsau.

    ResponderExcluir
  2. O autoconhecimento é algo importantíssimo,mais muitas vezes os sentimentos nos engana,adorei seu post

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Excelente texto, para se ter uma vida melhor é super necessário ter autoconhecimento pois ele irá nós auxiliar muito..

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, autoconhecimento é o primeiro passo para evolução como ser humano, somos pessoas melhores nos conhecendo em todos os setores.

    bjoks SN Hammer

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe ai seu comentário pra eu saber sempre no que melhorar e o que você quer de novo aqui no blog.